O Presidente Jair Bolsonaro chegou em Manaus acompanhado dos Ministros do Turismo, da Saúde, da Educação, do Gabinete de Segurança Institucional, do ex-ministro da saúde General Eduardo Pazuello (agora lotado na Secretaria Geral do Exército), além do presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães.
Ouça a reportagem:
Apoiadores acompanharam o Presidente dentro e fora do Centro de Convenções Vasco Vasques. Aglomerados, eles gritavam palavras de ordem a favor do presidente e contra o Governador Wilson Lima.
Acompanhe a chegada de Jair Bolsonaro:
A visita de Jair Bolsonaro foi para inauguração do Centro de Eventos. A estrutura foi construída com recursos do Governo Federal e do Estado do Amazonas, totalizando mais de 40 milhões de reais. A obra começou em 2015.
Durante a cerimônia, o Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade, e o Governador entregaram um quadro com o Título de Cidadão Amazonense à Jair Bolsonaro. Geralmente, as entregas ocorrem na Assembleia.
Mesmo com as críticas de movimentos sociais e a sociedade civil organizada, após a entrega, o autor do Projeto de Lei Deputado Delegado Péricles defendeu o gesto e disse que a maioria dos amazonenses aprova a concessão do Título ao Presidente.
Veja:
Em seu discurso, Jair Bolsonaro também lembrou a visita que fez em Manaus em 2017 e que, segundo ele, fez diferença nas eleições do ano seguinte, que o elegeu presidente da república. Depois, disse que lamenta quem usa o coronavírus para fins políticos.
Bolsonaro voltou a declarar que é contra o lockdown nacional e disse que reduziu os impactos da pandemia. Ele também defendeu o ex ministro Pazuello, que estava em Manaus durante o segundo colapso no sistema de saúde.
Veja o discurso do Presidente:
Entre os anúncios dos representantes do Governo Federal em Manaus, estão a abertura de 10 agências da Caixa Econômica Federal no Amazonas. Entre as cidades que devem receber estão Benjamin Constant, Barreirinha, São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé e Ipixuna.
No turismo, foi prometido repasse de 128 milhões de reais ao Banco da Amazônia, destinados à recuperação do turismo no Estado, por meio do Fungetur, Fundo Geral do Turismo.
Também foi anunciada a distribuição de 160 toneladas de alimentos à população carente. Indígenas, ribeirinhos e pessoas em situação de vulnerabilidade do Amazonas devem receber cerca de 270 mil cestas de alimentos.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / Governador Wilson Lima