Cidadania: Povos indígenas do alto rio Negro recebem ação da justiça eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) participa do Projeto Raízes Legais, uma iniciativa que busca garantir cidadania a populações indígenas que vivem às margens do Rio Marauiá, no município de Santa Isabel do Rio Negro (a 631 quilômetros de Manaus).

A participação do TRE-AM é coordenada pela 30ª Zona Eleitoral, que atende o município. A previsão é de mais de 100 atendimentos, durante os quatro dias da ação, que disponibiliza diversos serviços eleitorais.

Segundo o chefe de cartório, Edinei Nascimento, a participação  da Justiça Eleitoral representa um passo significativo para a inclusão dos povos indígenas localizados em regiões mais remotas do Estado, possibilitando alistamento, regularização e atualização cadastral.

Desde o dia 14, até esta sexta-feira, 18, a Corte Eleitoral integra a força-tarefa responsável pela emissão de registros civis tardios.

Para viabilizar a estrutura, a força-tarefa das instituições atuou desde o início no transporte de equipamentos e instalação do aparato necessário para o funcionamento e a promoção efetiva da cidadania.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação e acervo 30ªZE

 

 

  • Sakuratoto