Chuvas intensas aumentam risco de desabamentos em bairros de Manaus

Um novo levantamento do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) divulgou que Manaus possui entre 360 e 380 áreas classificadas como de risco alto e muito alto para desastres como deslizamentos, erosões e alagamentos.

Segundo o estudo mais recente, cerca de 12 mil moradores da capital amazonense residem em áreas vulneráveis, o que representa uma parcela significativa da população urbana.

O Geólogo, Marcos Castro, explica que a combinação de ocupação irregular de encostas, margens de igarapés e infraestrutura inadequada tem ampliado os riscos e potencializado as consequências de chuvas intensas.

 

Todos os anos, entre os meses de janeiro e abril, a chegada do período chuvoso eleva a probabilidade de incidentes como deslizamentos e inundações, com relatos recentes de alagamentos em bairros da zona Leste e Norte que dificultaram o tráfego de moradores e causaram prejuízos materiais.

A Defesa Civil de Manaus atende 24h por meio do número de emergência 199. Qualquer pessoa pode ligar para informar risco de desastres, desastres, solicitar vistoria e atendimento social.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto