Chuva forte reduz fumaça de queimadas e o calor em Manaus

A chuva forte durou certa de 80 minutos. Em várias partes de Manaus, a chuva foi torrencial com ventanias que chegaram a 40 quilômetros por hora, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O temporal que caiu em Manaus causou transtornos em vários bairros da capital amazonense. Apesar dos problemas, a chuva forte reduziu a fumaça das queimadas e amenizou o calor.

Apesar de conhecer os transtornos causados pelo temporal, a vendedora Fernanda comemora o desaparecimento da fumaça com a chegada da chuva.

Segundo a Defesa Civil do Amazonas, choveu cerca de 30 milímetros em Manaus nas últimas horas. Em alguns pontos, a chuva foi tão intensa que choveu mais de um terço do esperado para o período, segundo os especialistas. Segundo o Meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia, Gustavo Ribeiro, a previsão é de que haja mais pancadas de chuvas nas próximas horas para Manaus e outros municípios amazonenses.

De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia, as chuvas torrenciais são comuns nesse período de transição do verão para o inverno amazônico. Segundo os especialistas até dezembro, teremos dias secos alternados com dias de chuvas até de fato chegar o inverno amazônico.

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Internet