Desde a semana passada, a Região do Alto Solimões tem sofrido com chuvas de alta intensidade. Em alguns municípios, a chuva ultrapassou foi tão intensa que choveu em uma semana, o esperado para a marca de 15 dias. Em São Paulo de Olivença, em um único dia, choveu mais de 120 milímetros em uma única tarde. A quantidade de chuvas acima da médica, os transtornos foram inevitáveis, afirma seo Antônio Fonseca.
No bairro Nosso Senhor do Bonfim, em São Paulo de Olivença, ruas ficaram alagadas. A água também invadiu as casas, revela o estudante Anderson Araújo.
Na cidade de Fonte Boa, o temporal também caiu com força. O volume de chuvas chegou sessenta milímetros, segundo a Defesa Civil. Em Fonte Boa, a chuva também causou pontos de alagamentos na cidade, como enfatiza Artenes Aguiar.
Na semana passada, em Tabatinga, a chuva causou o rompimento de uma adutora de distribui agua na cidade. O comerciante Felipe Moraes, que moradora em Tabatinga disse que a força quebrou o cano de água no meio.
A previsão para os próximos dias é que as chuvas se concentrem na região de divisa com o Estado do Acre, onde dois municípios amazonense estão em situação de emergência, por causa da enchente do Rio Acre, Rio Purus e Alto Juruá.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet