Cheia no Amazonas: Serviço Geológico prevê inundação dentro da normalidade

Cheia no Amazonas: Serviço Geológico prevê inundação dentro da normalidade

O Amazonas enfrenta uma situação de cheia em vários municípios, com três cidades em estado de emergência. De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a inundação em grande parte do estado deve ficar dentro da normalidade, exceto na região sul.

A previsão do SGB indica que a cheia na capital, Manaus, atingirá 28,68 metros, um nível entre a cota de inundação e a cota de inundação severa. No entanto, a prob abilidade de inundação severa é de apenas 30%, e as chances de superar o recorde de 30,02 metros são de apenas 1%, como explica o Gerente de Hidrologia do SGB, André Martinelli.

Os municípios de Guajará, Humaitá e Boca do Acre são os mais afetados pela cheia, com relatos de casas inundadas e estradas bloqueadas. A Defesa Civil e a Marinha estão trabalhando para distribuir água potável e realizar atendimentos médicos nas áreas afetadas.

O Serviço Geológico emite três alertas ao longo da cheia, e o próximo alerta está previsto para abril. De acordo com o pesquisador André Martinelli, a tendência para este ano é de normalidade, sem grandes cheias no estado.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto