De cara nova para a temporada 2024, o Manaus FC apresentou, nesta quarta-feira (1°), o técnico Aderbal Lana e o gerente de futebol Márcio Passos. Na oportunidade, foi anunciada ainda a chegada dos responsáveis pelo departamento de futebol feminino do Gavião.
Nas últimas três temporadas, Aderbal Lana comandou o Princesa do Solimões, oportunidade em que sempre optou por dar oportunidades a atletas da terra. Na coletiva realizada em um hotel da capital, Lana adiantou que a prioridade nas contratações para a disputa do Campeonato Amazonense será de jogadores nascidos no estado.
Aderbal Lana retorna para sua terceira passagem no Manaus. Em 2017, ele guiou o Gavião do Norte rumo ao primeiro título da Série A do Estadual; em 2018, Lana foi o técnico do time esmeraldino que chegou às quartas de final da Série D do Brasileiro, fase que define o acesso à Série C, caindo na disputa de pênaltis para o Imperatriz-MA. Aos 76 anos de idade, ele é o maior campeão do Campeonato Amazonense, com dez títulos.
Assista os bastidores da apresentação de Aderbal Lana, no Hotel Da Vinci em Manaus:
Novo gerente de futebol do Manaus, Márcio Passos estará à frente da formação da equipe para o próximo ano. Ex-jogador com passagens marcantes por América-RN e ABC-RN, o novo dirigente do Gavião do Norte vestiu a camisa esmeraldina de 2019 a 2022 e, logo no ano da chegada, fez parte da campanha do acesso à Série C.
Márcio ainda conquistou o Campeonato Amazonense em 2021 e 2022, ano em que decidiu pendurar as chuteiras. Em 2023, o ex-volante cumpriu a função de supervisor e executivo adjunto. Com a saída de seu antecessor Fausto Momento, Passo foi promovido à gerência de futebol do clube.
O novo dirigente esmeraldino falou sobre o novo desafio e garantiu que já tem trabalhado, junto a Aderbal Lana e ao vice-presidente de futebol, na montagem do elenco.
Durante a apresentação, o presidente de honra do Manaus FC, Luis Mitoso, anunciou a diretoria de futebol feminino do clube. Estarão à frente do Gavião na disputa do Barezão da categoria Iara Catunda e Natanael Bastos, diretores do Estrela do Norte, multicampeão de futsal na região.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Ascom/ManausFC
Vídeo: Orestes Litaiff