Profissionais da segurança recebem capacitação para atender ocorrência de violência doméstica

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas apontam que no primeiro semestre de 2021, houve 10.403 registros de ocorrência por mulheres vítimas de violência doméstica. Esse dado aponta que, por dia,  cerca de 60 mulheres, procuram socorro junto a Polícia Militar. Manaus concentra a maioria dos registros são 9.600 vítimas, concentrando a maioria dos registros.

Para amparar este público que sofre com a violência doméstica e familiar, o programa Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar, busca ampliar o número de policiais voluntários que tenham interesse e perfil para trabalhar com esse tipo de atendimento especializado. A medida escolhida é uma capacitação que incluirá conteúdo de legislação e comportamento humanizado para entender e orientar as vítimas de casos de grande vulnerabilidade, como explica a capitã Clésia Franciane, comandante do Ronda Maria da Penha.

 

 

O trabalho será realizado em parceria com outros órgãos que atuam no enfrentamento a violência contra a mulher. A qualificação visa fortalecer os mecanismos de defesa das mulheres vítimas de agressão, intensificando ações voltadas para interromper o ciclo de violência, identificando os fatores de risco e estabelecendo o resgate da autoestima e a capacidade de diálogo.

Novas turmas estão previstas para o mês de outubro. O curso é ministrado na base do Comando de Policiamento da Área Norte.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Pelegrine Neto – SSP/AM