O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) libera nos dias 30 de junho e 14 de julho, as vagas para a primeira e a segunda quinzena de julho.
Para o mês de agosto, o sistema aceitará as inscrições nos dias 28 de julho e 14 de agosto; para o mês de setembro, a população terá os dias 30 de agosto e 14 de setembro para fazer o cadastro dos animais. O serviço de castração é ofertado gratuitamente.
Segundo o diretor do CCZ, Rodrigo Araújo, as vagas são liberadas no sistema a partir das 7h30 nos dias especificados nos calendários, mas os tutores precisam ficar atentos para a necessidade de fazer um cadastramento prévio no site ccz.manaus.am.gov.br.
O tutor precisa preencher um formulário eletrônico com informações pessoais como nome completo, endereço, CPF, e-mail e número de telefone e informações sobre o seu animal. É importante fazer esse cadastro para poder ter acesso ao agendamento de castração. A demanda costuma ser muito grande para esse serviço, daí a importância de cumprir essa tarefa, salientou.
A castração pode ser feita em cães e gatos, machos ou fêmeas, com idade mínima de cinco meses, e visa o controle reprodutivo, reduzindo o número de animais abandonados nas ruas e diminuindo o risco de transmissão de zoonoses, que são as doenças que podem ser transmitidas dos animais para o ser humano.
Mais informações sobre o procedimento podem ser obtidas pelo Disque Saúde, no 0800 280 8280, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo e-mail cczcidadao@pmm.am.gov.br.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação/Semsa