O local atende todas as urgências e emergências ocorridas com pacientes que apresentem alterações de comportamento e coloquem em risco a própria integridade física ou a de terceiros. Este ano, o Centro de Saúde Mental do Amazonas já atendeu mais de cinco mil pacientes com transtorno mentais.
A unidade, inaugurada em agosto do ano passado, oferta serviços especializados em psiquiatria, serviço social e psicologia. A diretora da unidade, Raimunda Gomes, explica como ocorre o atendimento realizado no Centro de Saúde Mental. Após o atendimento emergencial é necessário dar continuidade ao tratamento.
Caso necessite de atendimento, o Centro de Saúde Mental do Amazonas fica na avenida Desembargador João Machado, S/N, bairro Planalto, zona oeste de Manaus. A unidade funciona 24 horas, 7 dias por semana. Pacientes menores de 18 (dezoito) anos devem estar acompanhados do responsável, ambos munidos de documentos pessoais.
Para dar celeridade ao atendimento, é importante apresentar documento de Identidade oficial com foto e Cartão Nacional de Saúde. No entanto, a unidade salva guarda o direito de acesso do paciente ao serviço, independente da documentação, que pode ser apresentada num segundo momento, a exemplo dos casos de pessoas que vivem em situação de rua e de outras que são encontradas por terceiros em situação que requer cuidados em saúde mental.