O Centro Histórico de Manaus recebe neste mês de agosto, a nova etapa do programa “Mutirão no Bairro”, coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A ação iniciou, nessa segunda-feira, com uma força-tarefa com a presença de seis secretarias.
Entre os trechos contemplados estão áreas com forte apelo turístico, como o entorno do Teatro Amazonas, Porto de Manaus e Parque Jefferson Péres, além de regiões com intenso fluxo comercial e histórico problema de ocupação desordenada do espaço público.
Nas praças da Matriz e dos Remédios, 25 pessoas em situação de vulnerabilidade foram acolhidas pelo Fundo Manaus Solidária (FMS), enquanto a equipe da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) abordou 169 pessoas em situação de rua. Dessas, 28 aceitaram o encaminhamento imediato para unidades de acolhimento.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), atuou em conjunto com as forças policiais e efetuou sete prisões por tráfico e tentativa de homicídio de pessoas. Entre eles, 4 com mandado em aberto.
A previsão é que os trabalhos se estendam por 90 dias, com início no Polo 1 — que abrange a área entre a avenida 7 de Setembro e a avenida Lourenço Braga, região que concentra boa parte dos prédios históricos, praças e vias com maior fluxo de pessoas.