O objetivo do centro é facilitar a emissão da Declaração de Óbito quando a morte ocorre em casa e é resultante de causas naturais. No momento de dor, muitos manauaras não sabem como agir e a quem pedir ajuda. Os processos legais precisam ser seguidos. O Cedo – Centro de Declaração de Óbito municipal existe há dois anos e foi criado durante um dos picos da pandemia no Amazonas. Como destaca a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa, Marinelia Ferreira.
A solicitação para o serviço Cedo é feita pelo telefone 9-8842-8437. A partir desse primeiro contato, a família recebe as orientações para a sequência do atendimento, inclusive para apresentar receitas, exames e laudos médicos, ou outro comprovante no caso de doença crônica pré-existente, o que vai ajudar na definição de causa básica de morte. O médico realizará o exame físico, fará a coleta do PCR para diagnóstico de Covid-19 e depois emitirá a declaração de óbito, documento necessário para que a família realize o sepultamento, e os demais trâmites necessários. O funcionamento é de segunda a domingo, de 8h às 18h.
Em 2020, o Centro de Declaração realizou 431 atendimentos. Já no ano passado foram 1.474. E de janeiro até 17 de maio deste ano, foram registrados 490 atendimentos.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Alex Pazuello / Arquivo – Semcom