O Centro de Controle de Zoonoses Dr. Carlos Durand, da Prefeitura de Manaus, reforça o alerta para que a população mantenha atualizada a vacinação de cães e gatos contra a raiva. A ação faz parte das medidas de prevenção contra a doença.

CCZ reforça importância da vacinação contra raiva em cães e gatos em Manaus. Foto: Divulgação Semsa.
A orientação vem após a confirmação de um caso positivo de raiva em um morcego frugívoro, capturado no bairro Centro. O resultado foi confirmado pelo Laboratório Central do Amazonas (Lacen/AM). Segundo o gerente do CCZ, Rodrigo Araújo, embora esse tipo de morcego não ataque humanos ou animais, ele pode ser transmissor do vírus, por isso a vacinação dos pets é fundamental.
- Dupla é presa suspeita de realizar ‘disk entrega’ de drogas na Zona Norte de Manaus
- Em Manaus, mãe e padrasto são presos por exploração e abuso sexual de adolescente
A vacina está disponível durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na sede do CCZ, no bairro compensa. A aplicação deve ser feita anualmente em cães e gatos a partir dos três meses de idade. Além da vacinação, o Centro de Controle de Zoonoses orienta que a população evite contato com morcegos, vivos ou mortos.
Mesmo sem registro de casos de raiva humana em Manaus desde 1985, a Secretaria Municipal de Saúde mantém ações contínuas de vigilância. Entre elas, está a captura de morcegos em áreas urbanas e rurais para análise laboratorial e monitoramento do vírus.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar