A catarata é uma das principais causas de cegueira evitável no Brasil, junto com glaucoma e retinopatia diabética. A solução é uma cirurgia rápida, mas a prevenção é essencial.
Segundo a vice-presidente da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, Dra. Leila Gouvea, para retardar o aparecimento da catarata, é recomendado o uso de óculos escuros com proteção UV, especialmente em regiões com alta incidência solar, como o Amazonas.
A catarata ocorre quando o cristalino, a lente natural do olho, se torna opaco, geralmente a partir dos 55 anos. Fatores como idade e traumas podem acelerar o processo.
Os sintomas iniciais da catarata podem ser sutis, como: visão embaçada, dificuldade em enxergar à noite, sensibilidade à luz, cores desbotadas. Se não tratada, a catarata pode evoluir para a cegueira total, tornando-se um risco significativo para a saúde ocular.
A única solução para a catarata é a cirurgia, que substitui o cristalino por uma lente intraocular artificial. A técnica moderna utiliza tecnologia avançada, como cirurgia assistida por imagem em 3D, permitindo ao cirurgião uma visualização mais detalhada.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar