Os atendimentos gratuitos para castrações cirúrgicas de cães e gatos, promovidos por meio da parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), começam em agosto.
A unidade móvel de castração da FAS recebeu a aprovação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas para funcionar, realizando cirurgias de esterilização em animais domésticos.
A ação faz parte do Projeto “Apoio à formulação, implementação e execução da Política Estadual do Bem-Estar Animal e da Fauna Doméstica”. Além da castração cirúrgica, a iniciativa inclui a vermifugação e controle ectoparasitário de cachorros e gatos.
Segundo a gestora do projeto na FAS, Camila Pires, serão realizadas em média 35 esterilizações por dia. As castrações iniciarão em Manaus, mas o projeto também contempla os munícipios de Novo Airão e Manacapuru, além de Áreas Protegidas Estaduais como as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro e Puranga Conquista, e a Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Negro.
Com informações da Assessoria
Foto: Divulgação