A pandemia de Covid-19 reforçou os cuidados do homem com a saúde, a importância da limpeza e os riscos de misturas caseiras. Manter o ambiente limpo é algo importante, já que ajuda na prevenção de doenças, como alergias respiratórias e de pele, por exemplo. Porém algo vem preocupando o Conselho Federal de Química, que vem registrando casos de internações hospitalares por conta da propagação das fake news da limpeza.
Em 2020, na primeira onda da pandemia no país, a Anvisa identificou um aumento de 23% nos registros de intoxicação devido a produtos de limpeza entre os adultos. Somente no primeiro quadrimestre daquele ano foram mais de 1.500 casos. O químico, Mateus Souza, alerta quanto aos riscos relacionados as misturas de produtos de limpeza bastante propagadas na internet.
Para aumentar a eficácia dos produtos de limpeza, tem pessoas utilizando o vinagre. Medida, que, também, pode gerar prejuízos a saúde.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária alerta que todos os produtos de limpeza devem ter registro no órgão e fornecer no rótulo o nome do fabricante, instruções de uso e avisos quanto aos perigos na manipulação. O químico, Mateus Souza, reforça a orientação.
Supermercados não podem comercializar, na mesma prateleira, produtos de limpeza e vinagres. A recomendação ocorre devido os produtos químico serem registrados pela Anvisa e o vinagre pelo Ministério da Agricultura.
Rádio Rio Mar
Foto: Freepik