Nas últimas semanas, as autoridades de saúde do município de Tefé viram os casos de dengue disparar na cidade. Segundo a Secretaria de Saúde de Tefé, o foco da doença está em bairros periféricos, onde existe a população tem dificuldades para controlar a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chinkungunya. Na casa da dona Valderez, ela e a filha já contraíram a dengue duas vezes, nos últimos meses.
A população de Tefé está em alerta para um possível surto da dengue. É que aumentou significativamente os diagnósticos de dengue no município. Para se ter uma ideia do crescimento da doença, nos dois primeiros meses do ano passado, Tefé registrou 53 casos de dengue. Em janeiro e Faveiro desse ano, foram 123 casos da doença. Um aumento de 132% de ano para o outro. Por isso, os agentes de saúde de Tefé passaram a monitorar o avanço nos casos da doença na cidade. A coordenação de vigilância em saúde do município diz que os sintomas são parecidos com os sintomas de outras doenças, por isso é importante procurar ajuda médica e evitar a automedicação, afirma Etelvina Souza.
Para conter o avanço da dengue em Tefé, os agentes de saúde realizam ações em bairros com casos mais frequentes. Segundo com o coordenador de Saúde, Jamisson Silva, a ideia é conscientizar a população sobre o combate ao mosquito transmissor da doença.
Apesar do surto da dengue, o município de Tefé ainda não entrou na lista dos municípios contemplados com a vacina contra a doença. Por isso, a recomendação é combater o mosquito aedes aegypti, eliminando os focos de agua parada e promovendo a limpeza pública.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet