A boa alimentação e a prática de exercícios físicos são aspectos praticados por aqueles que buscam um estilo de vida saudável, mas para que isso seja possível é importante, também, realizar um check up anual. Ele atua de forma preventiva, permitindo a detecção de alterações no organismo ou doenças. Afinal, muitas delas não apresentam sintomas e só são descobertas a partir de exames periódicos.
A aposentada Maria Queiroz faz check up anualmente e recentemente descobriu uma pedra na vesícula. Algo que não esperava.
A situação vivenciada reforça a ideia de que a realização de exames é capaz de evitar uma fatalidade, algo que pode ser tratado. Inúmeras doenças, quando diagnosticadas no início, por meio de exames de rotina, apresentam um prognóstico favorável. Como explica o cardiologista Edival Oliveira.
Os exames de rotina incluem hemograma, colesterol e glicemia, eletrocardiograma, ultrassom, mamografia, entre outros, dependendo se é homem ou mulher. Exames que atuam na prevenção de doenças, como o câncer. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. Número preocupante que reforça a importância de um check up.
O ano novo se aproxima e com a ele a oportunidade prevenir doenças, bem como aumentar as chances de cura/controle em casos de diagnósticos. O check up é o aliado ideal para alcançar essa meta e ter 2023 com saúde.
Tania Freitas / Rádio Rio Mar
Fotos: Freepik