
Casa Esperança: Espaço de acolhida e cuidado de crianças e adolescentes que sofreram abuso sexual
Na tarde desta sexta-feira, 07 de fevereiro, foi inaugurada em Manaus a Casa Esperança, um espaço de acolhimento e cuidado para crianças e adolescentes que sofreram abuso sexual. O evento contou com uma celebração de bênção, presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, com a presença dos bispos auxiliares Dom Hudson Ribeiro, Dom Zenildo Lima, o recém-chegado Dom Samuel Lima, além de outros bispos do Regional Norte 1, autoridades civis e parceiros deste importante projeto.
A Casa Esperança surge da crescente demanda por atendimento a crianças e adolescentes que enfrentam traumas decorrentes de abuso sexual. O projeto é uma extensão do trabalho iniciado em 2013 pela Cáritas Arquidiocesana de Manaus, por meio do Projeto Içá, que atua no combate à violência sexual com o apoio de diversas redes de proteção e políticas públicas.
O novo espaço oferece atendimento psicológico, social, jurídico e de saúde às vítimas e suas famílias, como explica o coordenador do projeto, Dom Hudson Ribeiro.
A iniciativa conta com diversas parcerias. O local e todos os itens disponíveis para atendimento foram obtidos por meio de doações, como a de Macileia Leão, Presidente de Serviços Internacionais do Distrito da Rotary.
O espaço foi abençoado pelo Cardeal Steiner, enquanto Dom Zenildo Lima e Dom Samuel aspergiam água benta nas acomodações.
Na ocasião, uma mãe atendida pelo projeto expressou sua gratidão. Ela, que havia perdido uma filha e lutava com a neta, vítima de abuso sexual, foi acolhida pelos profissionais da Cáritas por meio do Projeto Içá – Ação e Proteção.
O projeto tem a missão de garantir que crianças e adolescentes sejam reconhecidos como sujeitos de direitos, com voz ativa na construção de soluções para seus próprios problemas, destacou o Cardeal Steiner.
A casa oferecerá acompanhamento psicológico especializado, com duração de até 17 meses, visando à recuperação e ao fortalecimento emocional das vítimas e de seus cuidadores.
Os atendimentos são encaminhados por meio se uma rede de ação e proteção. O espaço está localizado na Avenida Joaquim Nabuco, ao lado da Cúria Metropolitana de Manaus.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar