Cartórios de Notas do AM registram 800 atos sobre disseminação de fake news

A intenção de uma Fake News é gerar desinformação, polêmica e desconforto em torno de uma situação ou pessoa. A meta é confundir os eleitores. Disseminada em veículos de comunicação, principalmente, na internet, as ações de combate a esta prática vem se fortalecendo e as denúncias são as principais armas contra ações dessa natureza.

Uma das formas de denunciar é por meio da Ata Notarial realizada nos Tabelionatos de Notas. No Amazonas, um levantamento realizado pelo Colégio Notarial do Brasil aponta que em 2021 o estado teve 801 Atas voltadas ao combate de notícias falsas, contra 392 realizadas em 2020. Ou seja, um aumento de 104%. A tendência é que esse número aumente em 2022 com a proximidade das eleições, devido os ataques virtuais entre candidatos e seus simpatizantes. O cientista político, Carlos Santiago, relata os prejuízos das Fake News para o processo eleitoral.

O interessando em fazer uma denúncia por meio de Ata Notarial deve procurar o Cartório de Notas, de forma física ou pela plataforma e-Notoriado, e solicitar que seja feira a verificação de uma determinada situação. Em casos relacionados a publicações na internet é possível pedir ao tabelião que registre o que vê um uma página específica, redes sociais, aplicativo, arquivo digital de mensagens ou telefone.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Freepik