
Unidade móvel vai ofertar 2,4 mil exames de mamografia e ultrassonografia, no estacionamento do HPSC Zona Oeste, na Compensa
A partir desta segunda-feira (10/02), uma das Carretas da Saúde vai ofertar exames de mamografia e ultrassonografia na zona oeste de Manaus, no estacionamento do Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC), na avenida Brasil, bairro Compensa. A previsão é de realizar 2.420 atendimentos até o dia 14 de março.
O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira e os exames são exclusivamente para adultos. A iniciativa, explica a secretária de estado de Saúde, Nayara Maksoud, aproxima os serviços da população, facilitando o diagnóstico precoce.
“As Carretas da Saúde são essenciais para levar exames de imagem a quem mais precisa, reduzindo deslocamentos e agilizando diagnósticos. Nosso objetivo é garantir que a população tenha acesso a esses serviços com mais facilidade e rapidez”, destaca.
A ação faz parte do Programa Saúde Amazonas e busca ampliar e otimizar os atendimentos na rede pública. Na Carreta da Saúde, além de mamografia, são ofertadas ultrassonografias de abdômen total, de abdômen superior, de tireoide, mama, de próstata via abdominal, de aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica.
Outros atendimentos
Além da unidade móvel que estará no HPSC Zona Oeste, a SES-AM conta com outras duas carretas atendendo a população em Manaus e no interior.
Na zona norte da capital, a Carreta de Tomografia permanece com os atendimentos na área externa da Maternidade Azilda da Silva Marreiro, localizada na avenida Sumaúma, bairro Monte das Oliveiras. No local, são ofertadas tomografias de abdômen, crânio, pelve, extremidades e colunas cervicais, torácicas e lombossacrais.
Já em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), os atendimentos com a outra Carreta da Saúde ocorrem no estacionamento do Grêmio Recreativo Folclórico Ciranda Flor Matizada, na avenida Boulevard Pedro Rattes de Oliveira, bairro Centro, até o dia 14 de fevereiro (próxima sexta-feira).
No local, a oferta de exames são os de mamografia e ultrassonografia, com expectativa de atender 1.300 pessoas. Nas unidades móveis da capital e do interior, os atendimentos são feitos das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Com informações Assessoria
Fotos: Divulgação
Leia também: