Carnaval é marcado por indefinição ou possível cancelamento

Carnaval: A contagem regressiva para a folia de momo está ameaçada. Blocos de rua, desfiles e outros festejos estãocarnaval sendo cancelados ou sem definição pelo Brasil. Até o momento, o Carnaval de rua e das escolas de samba já está confirmado em quatro capitais: João Pessoa, Maceió, Rio de Janeiro e São Paulo. O governador da Bahia cancelou a folia deste ano, assim como as cidades do interior de Pernambuco e a histórica cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. Todas conhecidas pelo Carnaval de rua. Em Manaus, apesar da incerteza, as escolas de samba já trabalham com a confecção de fantasias e realização de ensaios técnicos, como explica o Didi Redman, presidente da Ceesma  – Comissão Executiva Das Escolas De Samba De Manaus.

Manaus possui escolas de samba dos grupos A,B,C e grupo Especial. Os amantes da folia costumam contar os dias do ano para descer a avenida do Samba ou curtir os famosos blocos de rua. A família Normando é fã do período carnavalesco e fica na expectativa de curtir os quatros dias de festa, como explica a professora de inglês Fernanda Normando.

A expectativa por parte dos amantes do Carnaval existe devido ao anúncio feito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, antes da virada do ano de que a folia de momo será mantida em 2022. A princípio, a ideia é de que a festa seja realizada sem público, com transmissões ao vivo. Mas que tudo dependeria do comportamento de casos e mortes por Covid-19 no Estado. O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, alerta quanto ao nível de transmissibilidade da ômicron e os riscos quanto a aglomeração.

No fim do ano passado, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou que o repasse às escolas de samba estava suspenso. Mas que a medida não significava um cancelamento do Carnaval. De acordo com a Prefeitura, a decisão quanto a realização será divulgada até a segunda semana de janeiro.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Michael Dantas – SEC