Carnailha 2026 terá fiscalização rígida sobre participação de menores

Carnailha 2026 terá fiscalização rígida sobre participação de menores

A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Parintins definiu as principais regras para a participação de menores no Carnailha 2026. A Prefeitura, órgãos de proteção, segurança pública e o Judiciário se reuniram no Fórum de Justiça para alinhar as ações previstas na portaria que regulamenta o evento.

Segundo o juiz Nilo Marinho, crianças de 4 a 11 anos só podem participar das festas acompanhadas dos pais ou responsáveis. Adolescentes a partir de 12 anos completos podem participar desacompanhados, desde que cumpram os horários definidos no alvará judicial.

Nos desfiles de blocos infantis em vias públicas ou espaços abertos, os eventos estão autorizados apenas das 6h às 12h e das 16h às 21h. Crianças e adolescentes de 5 a 15 anos só podem participar ou assistir aos desfiles acompanhados por pais, responsáveis legais ou acompanhantes autorizados.

Adolescentes de 16 e 17 anos precisam de autorização por escrito dos pais ou responsáveis, com firma reconhecida ou documento de identidade. A Portaria nº 3/2025 segue em vigor e exige alvará judicial para a participação de crianças e adolescentes de 5 a 15 anos nos desfiles. O descumprimento pode resultar em sanções previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto