Foi realizada na manhã desta sexta – feira a Validação do Diagnóstico Situacional e Plano Estratégico de Incidência, do Projeto Içá, da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, realizado em 10 municípios do estado. A atividade contou com a participação dos representes dos municípios do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, Rede de Proteção e Sociedade Civil. O evento aconteceu na Escola do Legislativo – Auditório Sônia Barreto – Assembleia Legislativa do Amazonas- ALEAM.
O Projeto Içá atua no enfrentamento do abuso sexual, tráfico e exploração infantil de crianças e adolescentes, conforme o ECA. Os objetivos e ações estão pautadas nos eixos do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes. No Regional Norte 1, estão nos municípios do: Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri, Manacapuru, Itacoatiara, Iranduba, Presidente Figueiredo, Novo Airão, Rio Preto da Eva e Manaus.
Segundo a psicóloga e coordenadora do Projeto Içá Ação e Proteção, Rosivane Anjos, o projeto acontece desde 2017 e o diagnóstico ajudará a construir um plano estratégico de incidência política voltada para a infância. O momento é para fazer ajustes com os representantes dos municípios.
O Içá também trabalha com o acompanhamento das famílias nas comunidades católicas e no centro da cidade. Nas comunidades os agentes pastorais são orientados a falar sobre a prevenção dentro das pastorais. Mensalmente são trabalhadas temáticas junto aos grupos que fazem parte do projeto.
O projeto finaliza o triênio neste ano de 2022 com o plano de incidência e a pesquisa realizada nos 10 municípios. O próximo triênio será trabalho a base dos resultados obtidos no último triênio.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar