Cáritas Arquidiocesana de Manaus realiza ação solidária para ajudar as vítimas das chuvas. Além da Cáritas Arquidiocesana, as paroquiais também estão a disposição para receber sua doação. Devido as chuvas desse fim de semana, o número de pessoas desabrigadas na capital amazonense aumentou, em virtude disso a ação busca arrecadar doações de roupas, água, fraldas, alimentos não perecíveis, material de limpeza, produtos de higiene, colchões e lençóis para centenas de famílias atingidas pelas chuvas.
O diácono Afonso Brito se solidariza com as pessoas que perderam suas casas e fala da campanha que a Cáritas Arquidiocesana realiza. Explica onde você deve deixar sua doação e como pode fazer, e que a campanha segue até o final de abril. Ouça o convite para você também fazer sua doação:
As entregas podem ser feitas na sede da Cúria Arquidiocesana, localizada avenida Joaquim Nabuco, 1023, centro de Manaus, funcionará das 8h às 16h como ponto de coleta para os donativos. Outros endereços que podem ser realizados a entrega são:
- Cáritas São Francisco de Assis, praça Coari, s/n, bairro São Francisco;
- Cáritas São Francisco das Chagas, rua Felismino Soares, s/n, Colônia Oliveira Machado;
- Cáritas São Raimundo, praça Ismael Benigno, 151, São Raimundo;
- Cáritas Mãe da Misericórdia, rua Dom Pedro, 1.370, Compensa III;
- Cáritas N. Sra do Perpétuo Socorro, rua Inocêncio de Araújo, 44, Educandos.
Outra maneira de contribuir é por meio de Pix, CNPJ: 042 098 13 0001 47. Para mais informações, só entrar em contato por meio do número: 92 99143 1257.
As ocorrências
As chuvas desse fim de semana deixou a capital amazonense debaixo d’água e foram registradas 135 ocorrências pela Defesa Civil do Município, sendo a metade de alagamentos. Também houve ocorrências de desabamento de casas, comprometimento de estruturas e tombamento de árvores. A Prefeitura de Manaus colocou a cidade em estado de atenção.
As zonas da capital mais afetadas foram a Leste, que registrou 122 milímetros de chuva; a Norte, com 89 mm; e a Centro-Oeste, com 82 mm. No bairro Zumbi dos Palmares, na zona Leste de Manaus, duas crianças foram levadas ao hospital em estado grave, após serem soterradas depois que uma casa desabou. O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – Semseg, Sérgio Fontes, faz um alerta.
Na comunidade da Sharp, localizada no bairro Armando Mendes, também na zona Leste de Manaus, o desmoronamento de uma residência de madeira deixou dezessete famílias desabrigadas. As pessoas residiam no entorno da casa atingida e tiveram que ser retiradas do local e alocadas em uma escola municipal. As famílias foram atendidas pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania – Semasc.
O meteorologista Leonardo Vergasta afirma que a previsão é de chuvas acima da média nos próximos dois meses. Em casos de ocorrências, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil por meio do Disck 199.
Com informações Cáritas Manaus
Fotos: Divulgação