Quem passa pela orla da Manaus Moderna já deve ter notado que dentro da água, existem embarcações naufragadas no leito do Rio Negro. Os barcos ficam submersos e quase encobertos pela água. As carcaças não só poluem o visual, como também colocam em risco a segurança da navegação. Seo Edson caminha toda manhã na orla da Manaus Moderna e já notou que as embarcações abandonadas no rio atrapalham o fluxo de lanchas na bacia de Educandos.
Segundo o aposentado, a carcaça da embarcação deveria ser retirada do local, na época da estiagem.
A Semmas, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus coordena os trabalhos de ordenamento da Orla de Manaus, incluindo a retirada de flutuantes, afirma o Secretário da Semmas, Antônio Strosck.
Segundo o Secretário da Semmas, Antônio Strosck, a situação na região da orla da Manaus Moderna já é monitorada pelas equipes da secretaria.
A Marinha do Brasil foi procurada por nossa equipe de reportagem. Um agente da Capitania dos Portos, que não quis gravar entrevista, disse que quando identifica situação de abandono de embarcação, o proprietário é notificado. No entanto, a Marinha do Brasil enfatizou que faz a retirada de barcos abandonados do leito do rio e que apenas sinaliza o local para garantir a segurança da navegação.
Veja o vídeo:
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto e vídeo: Orestes Litaiff