Com o objetivo de promover integração e cidadania, a Caravana Rio Mar Cultural, Arte e Social, é um espaço de oportunidade para as comunidades periféricas de Manaus. Desde sua criação há três anos, o projeto tem promovido uma série de ações que visam atender às necessidades básicas dos moradores.
Já foram beneficiados em torno de 360 alunos com aulas de fotografia, dança e canto, além dos atendimentos de saúde que são realizados para a comunidade durante o evento.
De acordo com a Diretora da Fundação Rio Mar, Francilma Grana, a iniciativa tem grande impacto social junto aos comunitários assistidos pelo projeto.
As oficinas de capacitação contribuem para que os jovens e adultos da comunidade, em especial os agentes de pastoral, estejam preparados para as possíveis atividades sociais e religiosas, naquela região. Como o caso da Nayane Batista que canta na igreja e quer aperfeiçoar o talento.
Já a catequista Elba Ribeiro está fazendo o curso de fotografia, para realizar um desejo antigo e aprender a registrar os encontros de catequese e os eventos do dia a dia em família.
A primeira edição da Caravana Rio Mar Cultural, Arte e Social 2024 iniciou com as oficinas no Centro Pastoral Santa Mônica, localizado no bairro Manôa e seguem até a próxima semana. No dia 17 de agosto a caravana vai oferecer serviços sociais, de saúde, educação e embelezamento aos moradores do bairro e entorno.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar