Captações de recursos financeiros voltados a ações ambientais são debatidos no AM

O desmatamento na Amazônia é um problema ambiental com impacto na biodiversidade do bioma e no mundo. Em Manaus, secretários de Meio Ambiente dos municípios do Amazonas  participam da 30ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Secretarias Municipais do Meio Ambiente do Amazonas (Fopes-AM) com o objetivo de compartilhar experiências, discutir desafios comuns e buscar alternativas para a captação de recursos financeiros, voltados a investimentos em ações ambientais de preservação.

A coordenadora do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CEMAAP), Priscila Carvalho, apresentou aos secretários municipais de Meio Ambiente, os trabalhos desenvolvidos pela unidade, que utiliza inteligência geoespacial como ferramenta para a integração de dados e processos.

A tecnologia tem sido aplicada no monitoramento da cobertura vegetal e das áreas protegidas do Amazonas, com maior agilidade e eficiência nas atividades de fiscalização ambiental. Priscila destaca a importância da utilização dessas ferramentas para a tomada de decisões rápidas e precisas, essenciais no combate ao desmatamento e ações de preservação.

O secretário de Meio Ambiente de Rio Preto da Eva, Martinelli Costa acredita que o conhecimento de ferramentas dará resultados a curto e longo prazo.

Durante o Fopes são debatidas políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, estratégias para a preservação dos recursos naturais e o fortalecimento da governança ambiental.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Fábio Rodrigues – Agência Brasil

  • Sakuratoto