A partir do dia 25/07, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), lança o projeto “Consumidor 60+”, voltado para a capacitação de idosos. A iniciativa terá sua primeira ação na sede da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), localizada na Avenida Brasil, Santo Antônio, Zona Oeste de Manaus, com início às 9h.
O projeto é destinado especificamente aos idosos vinculados à FUnATI, como explica o coordenador do Nudecon, Christiano Pinheiro.
As atividades incluirão rodas de conversa, palestras e assistência jurídica, focadas na educação sobre consumo e direitos do consumidor, além de aumentar a independência desse público, frequentemente alvo de golpes financeiros e digitais.
O projeto está planejado para continuar até o final do ano, com temas mensais alinhados às campanhas de conscientização na área de saúde, cada uma com sua cor e tema específicos. Em referência ao “Julho Amarelo”, focado no combate às hepatites virais, a ação deste mês abordará questões relacionadas ao fornecimento de água aos consumidores idosos.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar