Canonização de Carlo Acutis acontecerá dia 7 de setembro

Canonização de Carlo Acutis acontecerá dia 7 de setembro

O Vaticano anunciou a nova data da canonização de Carlo Acutis para domingo, 7 de setembro de 2025. Inicialmente, a cerimônia aconteceria em abril, mas foi altera após a morte do Papa Francisco

Carlo Acutis, jovem italiano falecido em 2006 aos 15 anos devido à leucemia, será o primeiro beato da chamada “geração digital” a ser canonizado. Reconhecido por sua intensa devoção à Eucaristia e por utilizar a internet para evangelizar, Acutis criou um site que catalogava milagres eucarísticos ao redor do mundo. Ele foi beatificado em 2020, após a confirmação de um milagre atribuído à sua intercessão: a cura de uma criança com uma doença rara.

De acordo com o padre responsável de difundir a devoção em todo o mundo, padre Fábio Vieira, o jovem Acutis, mostra que a santidade é possível em qualquer idade.

O Papa Leão XIV também definiu para o dia 19 de outubro deste ano, a canonização de outros sete beatos. Entre eles estão o mártir armênio Ignatius Maloyan, o catequista Peter To Rot, e os leigos José Gregorio Hernández e Bartolo Longo. Também serão canonizadas as religiosas Vincenza Maria Poloni, María del Monte Carmelo Rendiles Martínez e Maria Troncatti, todas reconhecidas por seu trabalho de caridade e dedicação à fé.

Para Renata Pinheiro, devota de Carlo Acutis, é grande a expectativa para a canonização.

A cerimônia de canonização de Carlo Acutis é especialmente simbólica para os jovens católicos do mundo inteiro. Considerado por muitos como padroeiro da Internet, ele representa uma nova forma de vivência da fé na era digital.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto