O câncer bucal ocorre nas regiões da boca e da cavidade oral. Na região Norte, é o sexto tipo mais frequente entre os homens e o 12º, entre as mulheres. Tem maior incidência em homens com mais de 40 anos, sendo que o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são os principais fatores de risco. Mais da metade dos casos são diagnosticados em estágios avançados, o que pode comprometer o tratamento.
A doença pode ser prevenida, com atenção e cuidados à saúde bucal. Quando diagnosticada precocemente o tratamento se torna mais eficaz. É preciso ficar atento a alguns sintomas, como: úlceras que não cicatrizam, dor, crescimento da lesão e sangramento, além de manchas e nódulos. Conforme a gerente de Saúde Bucal da Semsa, a recomendação é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima em situações dessa natureza.
Em Manaus, para fortalecer a prevenção e o controle do câncer de boca, profissionais do município recebem capacitação para o diagnóstico precoce de lesões bucais e cirurgias de biópsia.
Durante a formação, os participantes realizaram estudos clínicos de caso, trabalhando desde o reconhecimento da doença e a cirurgia de biópsia para diagnóstico, passando por exames acessórios de imagem e eventuais análises suplementares até alcançar o resultado conclusivo.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / Semsa