A Secretaria Municipal de Saúde – Semsa abriu, ontem, a programação da campanha “Outubro Verde” de prevenção e tratamento da sífilis e sífilis congênita. A doença, se não for tratada, pode causar danos graves à saúde.

(Foto Divulgação)
A abertura oficial da campanha “Outubro Verde” , em Manaus, ocorreu na manhã dessa quinta-feira 09/10, na Unidade de Saúde da Família Leonor de Freitas, localizada na zona Centro-Oeste da capital amazonense. No local, os pacientes foram orientados sobre medidas de prevenção e tratamento da sífilis e da sífilis congênita. A Infecção Sexualmente Transmissível – IST pode atingir pessoas de todas as faixas etárias com vida sexual ativa.
- Em Manaus, Câmara de Comércio Brics e Mercosul debatem desburocratização da economia
- Em Coari, quatro homens são presos por homicídio qualificado e organização criminosa
A enfermeira de referência técnica de IST da Semsa, Ylana Costa, alerta sobre as complicações que a infecção pode causar em gestantes.
A sífilis pode evoluir em diferentes estágios. Na fase primária, a doença causa feridas indolores pelo corpo; na segunda etapa, aparecem manchas na pele; e no terceiro estágio, pode acarretar em graves complicações neurológicas e cardiovasculares.

(Foto Divulgação)
A autônoma, Glenda Lima, de 33 anos, está grávida de nove meses e foi submetida ao teste rápido. Ela aprovou a iniciativa e a abordagem.

(Foto Divulgação)
Durante o mês de outubro, as unidades de saúde do município vão ofertar ações educativas, exames preventivos, testes rápidos e orientações sobre a importância do diagnóstico precoce.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar