Em apenas um dia, a campanha “Dia Lixo Zero” arrecadou mais de uma tonelada de produtos recicláveis no Parque do Mindu, entre papel, papelão, alumínio, plástico, ferro, vidro, isopor, eletrônico e eletrodomésticos de pequeno e médio porte. Essa foi a primeira ação itinerante do Instituto Lixo Zero em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, realizada no último sábado (14). Os resíduos serão destinados às cooperativas de Manaus.
Atualmente, os tradicionais PEVs, Ponto de Entrega Voluntária, estão desativados desde o início da pandemia e quem é adepto à separação dos resíduos conta com os 36 mini contêineres em supermercados da capital para depositar os materiais recicláveis.
Um dos embaixadores do Instituto, George Di Pasi, lembra que a reciclagem gera renda e melhora a qualidade de vida.
“Tem a parte da discriminação, que a pessoa acha que o lixo não deve ser aproveitado, que tudo é lixo e deve ser tirado dos seus olhos porque não vai ser retirado do nosso planeta. Ele vai continuar aqui entre nós, então as pessoas teriam que ter mais esse pensamento, que ele não desaparece. E todo esse lixo orgânico também pode ser reaproveitado”, conta.
O PEV – Posto de Entrega Voluntária do Mindu está desativado, mas, segundo o coordenador da coleta seletiva da Semulsp, Luiz Paes, o local deve receber adequações para voltar a funcionar. “Ela foi desativada em virtude da pandemia e agora está passando pelo processo de reforma. Acredito que estão finalizando a reforma e voltarão a funcionar sim”
O índice de recuperação de materiais recicláveis em Manaus ainda é baixo, de apenas 2%, mas segundo Luiz Paes, é uma questão de consciência.
“A Semulsp tem três equipes de agentes de sensibilização, que todos os dias estão em alguma parte da cidade informando as pessoas sobre a forma correta de acondicionar seus resíduos de uma forma ecologicamente correta. Não tenho dúvida que é uma questão de consciência mesmo, mas não vamos dar trégua, vamos continuar nosso trabalho”, afirmou.
Quem desejar destinar os recicláveis de forma correta pode consultar a lista dos pontos do Instituto Lixo Zero clicando aqui.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar
Foto: Ana Maria Reis e Divulgação / Semulsp