Semsa destaca amamentação e respiração nasal para saúde bucal do bebê durante o ‘Julho Laranja’

Além de prover a nutrição mais adequada, a alimentação com o leite materno, diretamente do peito da mãe, tem papel fundamental na saúde bucal do bebê. Como parte das ações do “Julho Laranja”, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reforça a importância da amamentação como forma de prevenir, de forma precoce, problemas ortodônticos e promover o desenvolvimento saudável da cavidade oral.

Campanha Julho Laranja destaca importância da amamentação e da respiração nasal na saúde bucal do bebê. Foto: Divulgação/Semsa

A odontopediatra do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Norte da Semsa, Anna Louzada, explica que o aleitamento materno é essencial para o desenvolvimento adequado das estruturas bucais e da musculatura facial do bebê.

A amamentação deve ser exclusiva nos primeiros seis meses de vida, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A criança que mama no peito pelo tempo recomendado e respira corretamente pelo nariz tem menor probabilidade de desenvolver problemas como má oclusão dentária e, consequentemente, precisar de aparelhos ortodônticos por volta dos 7 ou 8 anos de idade.

A campanha julho laranja reforça que cuidados simples, como a amamentação e a respiração nasal, são essenciais para prevenir problemas futuros e garantir um desenvolvimento saudável.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto