Campanha de vacinação terá 39 pontos de atendimento nesta segunda-feira em Manaus

A Prefeitura de Manaus terá 39 pontos distribuídos pela cidade para a vacinação contra a Covid-19, nesta segunda-feira, (20). Estarão atendendo com primeira e segunda doses e a dose de reforço, os cinco pontos estratégicos, 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), duas clínicas da família e duas policlínicas. O horário de funcionamento será das 9h às 16h e os endereços estão disponíveis neste link http://bit.ly/localvacinacovid19

O “Vacinômetro” da prefeitura indica que em oito meses de campanha foram aplicadas 2.329.188 doses, sendo 1.520.682 primeiras doses. O número de segundas doses é de 783.073 e as terceiras doses são 391. As doses únicas do imunizante Janssen foram aplicadas em 25.041 pessoas.

“Nossa população tem comparecido aos pontos de vacinação e temos registrado um avanço no número de pessoas, que têm buscado concluir o esquema vacinal. Isso é muito importante, porque precisamos seguir o que orientam os laboratórios fabricantes. Apenas com o esquema completo, os imunizantes poderão oferecer a eficácia esperada. Nossas equipes estão a postos, para receber quem ainda não tomou a primeira dose, quem deve tomar a segunda e agora, a terceira, de reforço para os idosos”, destacou a secretária da Semsa, Shádia Fraxe.

 Documentação

Para receber a primeira dose, os adolescentes de 12 a 17 anos devem estar, obrigatoriamente, acompanhados do pai ou mãe, ou de uma pessoa maior de 18 anos, que deverá assinar declaração de responsabilidade, o que poderá ser feito no verso da cópia do comprovante de residência, a ser apresentado juntamente com um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS).  O público a partir de 18 anos precisa levar o documento de identidade original, com foto, CPF e o comprovante de residência, com cópia.

Para a segunda dose, basta apresentar a identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. No caso de perda ou extravio da carteirinha, a comprovação da primeira poderá ser feita pelo aplicativo ConecteSUS, disponível para instalação no celular.

‘Filômetro’

Antes de se dirigir a um ponto de vacinação, a Semsa orienta que seja feita uma consulta ao “Filômetro” (bit.ly/filometrovacina), ferramenta que indica a movimentação nos locais de vacinação. Dessa forma, é possível optar por um ponto que não tenha muita demanda.

Da redação da Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação / Semsa