Na cidade de Manaus, a meta é imunizar mais de 100 mil crianças até o fim da campanha.
No sábado 08/06, mais de 350 pontos de vacinação contra a poliomielite foram disponibilizados na capital amazonense. Além das unidades de saúde, escolas, igrejas, estabelecimentos comerciais e postos volantes receberam crianças com faixa etária de 1 a 4 anos de idade. Em Manaus, a meta é vacinar 123.700 crianças contra a paralisia infantil, na campanha deste ano.
- Amazonas tem 1.868 casos notificados de SRAG no primeiro semestre deste ano
- Secretarias acompanham integrantes de quadrilha que sofreram acidente em Roraima
A Poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato com fezes ou secreções. Em casos graves, a doença pode acarretar paralisia nos membros inferiores. No Brasil, a cobertura vacinal vem apresentando resultados abaixo da meta de 95%, desde 2016, gerando um alerta entre as autoridades de saúde, conforme destaca a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes.
A técnica de enfermagem, Rosilene Gonzaga, foi uma das profissionais de saúde que participou do Dia D, e lembra aos pais e responsáveis sobre a atualização dos cartões de vacina.
O empresário Ismael Menezes aproveitou o Dia D e levou o filho para se vacinar e ressaltou a importância da campanha.
Além das crianças de 1 a 4 anos, também devem ser vacinados todos os bebês de 2 a 11 meses que estão com o esquema vacinal em atraso.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar