Campanha de prevenção à doenças infecciosas e de doação de sangue é levada ao carnaval de Manaus

Um bloco composto por servidores públicos do Estado desfilou na capital amazonense, neste fim de semana, destacando a importância da doação de sangue e a prevenção de doenças infecciosas.

O bloco contou com a participação de várias instituições de saúde do Estado (Foto Divulgação)

O bloco contou com a participação de várias instituições de saúde do Estado (Foto Divulgação)

O “Bloco da Prevenção – Na folia com saúde” desfilou no último sábado 03/02, no Centro de Convenções de Manaus, o Sambódromo. O grupo carnavalesco reuniu servidores da Rede Estadual de Saúde de diferentes instituições. Os foliões desfilaram pela avenida do samba com mensagens de prevenção à doenças infecciosas e sobre a importância da doação de sangue para manter o abastecimento do plasma em todo o Estado.

A iniciativa de conscientização foi coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS. Em uma das alas, intitulada “Xô mosquito”, os brincantes abordaram temas como a atualização das vacinas e medidas de prevenção contra dengue, zika, chikungunya e Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST’s.

Elmara Lopes, da gerência de ensino da FVS, destaca que a abordagem durante o carnaval, é uma oportunidade de conscientizar um número maior de pessoas.

Responsável pela área de Vigilância Epidemiológica da FVS, Alexsandro Melo, ressalta que no período carnavalesco, há maior necessidade de intensificar as ações de prevenção.

A ação, também, contou com a participação do “Bloco do Vampirão”, da Fundação Hemoam, que ressaltou a importância da doação de sangue para manter o Centro de Distribuição do Estado, além de instituições de proteção à criança e ao adolescente, que abordaram o combate ao abuso e exploração desse grupo.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar