O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (30), o início da Campanha Nacional de Multivacinação que vai disponibilizar nos postos de todo o país, 18 tipos de vacinas que protegem de doenças como sarampo e catapora.
Durante a cerimônia de lançamento da campanha, que começa nesta sexta-feira (1º) e vai até o dia 29, foi destacado o papel que pais e responsáveis têm para o sucesso da campanha com público-alvo de crianças e adolescentes até 15 anos.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros, a campanha de 2021 é “mais relevante” porque o governo vem identificando, desde 2015, tendência de queda nos índices de vacinação.
De acordo com Medeiros, essa queda tem, entre as causas, o “desconhecimento sobre a importância da vacina, as fake news, os grupos antivacinas e o medo de eventos adversos”. Aponta também como causa os horários de funcionamento das unidades de saúde que, às vezes, são incompatíveis com as novas rotinas da população.
Conforme o ministro substituto, Rodrigo Cruz, o governo já trabalha com a possibilidade de ampliar o período inicial previsto para a Campanha Nacional de Multivacinação.
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Divulgação