Nos primeiros meses deste ano, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas registrou 3.045 ocorrências de crimes contra os idosos. Os de maior incidência são: furto (738), seguido de estelionato (400), ameaça (296) injúria (207).
Em 2023, a Sejusc – Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, registrou, por meio dos Centro Integrado De Proteção e Defesa Da Pessoa Idosa, 1.361 casos de violência. As principais violações de direitos são: negligência, agressão psicológica, abuso financeiro e maus tratos.
Foram registrados uma média de 3 casos de violência por dia. Dentre os agressores, os filhos são os principais executores e, quanto às vítimas, as mulheres idosas constituem a maior parte.
Segundo a titular da Especializada em Crimes Contra o Idoso, Andréa Nascimento, geralmente, a vítima encontra dificuldades em denunciar o agressor, por se tratar de alguém próximo.
As denúncias podem ser feitas também nos Distritos Integrados de Polícia, na Delegacia Virtual, por meio do endereço: delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal, ou pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100), ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
A capital possui uma delegacia especializada no atendimento dessa população, a DECCI, que fica na rua 23, bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar