Campanha de atualização cadastral de animais começa nesta segunda-feira, no AM

Devido o feriado da última quinta-feira, 1, e do ponto facultativo da sexta-feira, 2, a primeira etapa da atualização cadastral de animais começa nesta segunda-feira, 5, em todo o Amazonas.

O procedimento é obrigatório e os produtores precisam declarar todas as espécies criadas em sua propriedade, não somente quem possui bovinos e bubalinos, como explica a coordenadora do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa), Joelma Silva.

A atualização cadastral é uma das estratégias adotadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), para viabilizar o rastreio dos animais e manter o status sanitário do Amazonas de área livre de febre aftosa sem vacinação.

Os produtores que deixarem de comunicar as informações sobre os animais podem ficar impedidos de movimentar seus animais e, ainda, ficam sujeitos à aplicação de multa de R$ 20 por animal de médio porte (ovinos, caprinos e suínos) não cadastrado, e de R$ 40 por animal de grande porte (bovídeos e equídeos).

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação

  • Sakuratoto