O CETI Elisa Bessa Freire e a Casa Mamãe Margarida receberam, nesta semana, cerca de dez mil absorventes higiênicos por meio da campanha “Adote Um Ciclo”.
A ação é uma iniciativa do Instituto Educadoras do Brasil (Ela), que desde o dia 7 de junho tem mobilizado todo o Brasil. No Amazonas, a representação regional do instituto é encabeçada pela educadora Nelly Falcão, que prorrogou a campanha até o fim de setembro.
A meta é beneficiar em Manaus, mais de 1200 meninas e mulheres que não possuem acesso a produtos de higiene menstrual. A psicóloga do Colégio Martha Falcão, Elenara Perin explica que por conta da falta do produto, meninas deixam de frequentar a escola.
Ela destaca ainda que as mulheres, além de necessitar lidar com estigmas em torno da menstruação, ainda colocam a saúde em risco ao recorrerem a soluções improvisadas durante o ciclo menstrual, como retalhos de pano ou papel, o que pode ocasionar infecções urinárias e genitais.
Instituições e empresas podem colaborar encaminhando os absorventes ou entrando em contato com a escola, através do telefone 3303-0700, para que busquem as doações.
Dados do UNICEF apontam que 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação