A prática consiste em passeios noturnos de dezenas ou centenas de motociclistas que desrespeitam as leis de trânsito e causam transtornos à população.

(Foto Divulgação)
O debate ocorreu na manhã dessa segunda-feira 24/02, durante a 6ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Manaus – CMM. O Projeto de Lei n.º 251/2024, que visa proibir os chamados “rolezinhos” de motos, é de autoria do vereador Rodrigo Guedes, do Progressistas, e subscrito pelo vereador Raiff Matos, do PL.
- Prefeitura solicita acesso a dados do TRE/AM para implantar sistema de reconhecimento facial
- Serviços em CAICs e unidades especializadas no atendimento a crianças com TEA serão ampliados
De acordo com o autor do Projeto de Lei – PL, os passeios noturnos, conhecidos como “rolezinhos”, causam inúmeros transtornos à população, além de estimular práticas criminosas.
Os passeios são organizados por meio das redes sociais e reúnem um grande número de motociclistas que circulam em vias públicas, muitas vezes desrespeitando as leis de trânsito, avançando sinais e transitando em locais proibidos.

(Foto Divulgação)
Além disso, há relatos de que o barulho excessivo, causado pelas motos, tem afetado pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, e demais grupos com maior sensibilidade. Ainda segundo o vereador, o Projeto prevê a participação do Poder Executivo, caso seja aprovado.
Com parecer favorável da 2ª Comissão de Constituição e Justiça – CCJ, o Projeto de Lei segue para a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar