Câmara aprova projetos de lei para ampliar diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero

Nesta terça-feira (28), a Câmara dos Deputados aprovou projetos de lei para ampliar o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

As propostas são para alterar a lei que trata das ações para prevenção e detecção de câncer feitas no Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos projetos garante a mamografia anual no SUS para mulheres a partir dos 40 anos de idade.

O Ministério da Saúde já havia ampliado, em setembro, o acesso ao exame para quem tem de 40 a 49 anos de idade. Isso porque, de acordo com a pasta, essa faixa etária concentra 23% dos casos da doença e a detecção precoce aumenta as chances de cura.

O texto aprovado na Câmara, no entanto, propõe ainda mudança no trecho da lei que prevê mamografias para adolescentes e jovens.

Outro projeto aprovado prevê a ampliação das unidades que realizam mamografias e exames de triagem pelo SUS. O objetivo é agilizar o atendimento.

O terceiro projeto aprovado garante o acesso de mulheres a exames que identificam mudanças genéticas que podem aumentar em 80% o risco de desenvolvimento de câncer de mama. Os deputados aprovaram ainda uma proposta que garante licença remunerada de até dois dias consecutivos por mês para mulheres que sofrem com sintomas graves da menstruação.

Os projetos de lei aprovados seguem agora para a análise do Senado Federal.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

  • Sakuratoto