Atualmente, Manaus possui 11 unidades do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic). Estes locais disponibilizam atendimentos que variam de triagem neonatal à atendimentos especializados, como consultas com endocrinologistas e realização de serviços odontológicos de alta complexidade.
De 2021 a 2022, cinco centros foram entregues, totalmente reformados. E, atualmente, seis Caics passam por obras. Um deles é o José Carlos Mestrinho, localizado no bairro Alvorada 2, zona oeste da capital. A área de 693,95 m² está com 76% das obras concluídas. A previsão é ampliar a quantidade de atendimentos no local, que possui grande fluxo de pacientes, relata o governador do Amazonas em exercício, Tadeu de Souza.
A obra recebeu investimentos estaduais de R$ 856,8 mil, com recursos oriundos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). A unidade irá disponibilizar à população novidades que pretendem agilizar o atendimento ao público de 0 a 13 anos. Uma delas é a implantação do sistema de prontuário eletrônico, como destaca o secretário de Saúde, Anoar Samad.
Para atendimento na unidade será preciso apresentar cartão de vacina, certidão de nascimento ou RG, documento com foto do responsável ou acompanhante, comprovante de residência com CEP, declaração de nascido vivo em caso de crianças ainda não registradas e o cartão do SUS.
Rádio Rio Mar
Foto: Alex Pazuello e Ricardo Machado