CAIC+ Alberto Carreira terá campanha de rastreamento de incidência de escoliose

A ação de saúde ocorre nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no Centro de Especialidades CAIC+ Alberto Carreira, localizado na avenida Brasil, bairro Compensa, zona oeste de Manaus. O atendimento será realizado das 7h às 16h. O rastreio de escoliose tem o intuito de promover a detecção precoce de pacientes, para que seja iniciado o tratamento adequado.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o problema atinge de 2 a 4% da população. No Brasil, os dados de 2023, indicam que há mais de 6 milhões de pessoas com o diagnóstico.

De acordo com a fisioterapeuta especialista em escoliose, Alessandra Backsmann, a escoliose é uma alteração anormal da coluna vertebral, sem causa aparente. Ela acomete, principalmente, as crianças e adolescentes na fase de estirão de crescimento e cerca de 80% são meninas. Se não for tratada, pode levar a problemas como dor crônica, dificuldades respiratórias e até limitações dos movimentos. Este cenário reforça a importância da ação.

O rastreamento de incidência de escoliose em crianças e adolescentes de 10 a 16 anos conta com 120 vagas disponíveis para os três dias de atendimento. Para participar é necessário entrar em contato pelo telefone (92) 981209983 ou via presencial no Centro de Especialidades CAIC+ Alberto Carreira.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação