Butantan envia à Anvisa documentação para autorização de testes da ButanVac em humanos

O Butantan enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nessa sexta-feira, toda a documentação necessária para que os estudos clínicos da ButanVac em humanos, candidata a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto, possam ser autorizados pela agência.

 

O prazo de análise da Anvisa é de 72h para pedidos de pesquisa clínica que tratem de Covid-19 e que estejam completos. A equipe técnica da Anvisa já iniciou a avaliação para dar seguimento a análise de autorização do estudo.

 

A documentação é parte do pedido de autorização de estudo da vacina Butanvac que foi aberto na Anvisa no dia 26 de março, mas que ainda dependia de dados adicionais. No dia 29 de março a agência havia emitido um pedido de complementação dos dados e inclusão do protocolo de pesquisa.

 

O pedido de autorização se refere às fases 1 e 2 de testes da vacina, nas quais serão avaliadas segurança e capacidade de promover resposta imune com 1.800 voluntários. Na fase 3, até 9 mil pessoas vão participar e a etapa estipulará a eficácia. O objetivo é encerrar os testes e ter 40 milhões de doses da vacina prontas antes do final de 2021.

 

O imunizante é produzido com matéria-prima nacional, sem necessidade de importação de insumos. Conforme o instituto, a Butanvac faz parte de uma segunda geração de vacinas contra a Covid-19 e leva em conta as variantes, como da P1, que é brasileira. A tecnologia usada é a mesma da vacina contra a gripe.

 

Fonte: G1

Foto: Antonio Molina/Estadão conteúdo