Moradores do conjunto Cidadão 9, conhecido como conjunto Lula, localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste de Manaus, denunciam a completa falta de infraestrutura no local. As 27 ruas estão quase intransitáveis por causa dos buracos e crateras. A comunidade já recorreu, por diversas vezes, ao distrito de obras da região, subordinado à Secretaria Municipal de Infraestrutura – Seminf, que prometeu fazer o recapeamento asfáltico das vias, mas até agora nada foi feito.
A falta de limpeza pública na área, precariedade no transporte coletivo, surgimento de erosões são outros problemas que preocupam a comunidade. Segundo os moradores, o mato toma conta das ruas e calçadas, pois não há ações de limpeza por parte da Prefeitura. A linha de ônubus 603, que fazia trajeto dentro da localidade, foi extinta, e agora existe apenas a linha 604 que circula fora do conjunto, obrigando as pessoas a percorrerem longas distâncias.
Ronivaldo Venâncio da Silva é presidente da Associação de Moradores do conjunto Lula. Ele afirma que já foram feitos vários ofícios, por parte de vereadores, e visitas ao distrito de obras da região, solicitando o atendimento das demandas da comunidade, mas há meses nada
A falta de escola, creche e uma Unidade Básica de Saúde no conjunto também dificulta a vida das pessoas, que precisam se deslocar para bairros vizinhos em busca dos serviços públicos. Ronivaldo faz um apelo à Prefeitura de Manaus para que invista nessas estruturas tão necessárias.
Em nota, a Secretaria Municipal de Infrestrutura – Seminf informou que repassou a demanda para o chefe do distrito de obras responsável pelo local, e que as ruas do Conjunto Cidadão 9, no bairro Colônia Antônio Aleixo, estão dentro do cronograma “Asfalta Manaus”.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar