Nesta segunda-feira (30), o Ministério da Saúde informou que foi notificado sobre dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil. Um caso suspeito está no Cearáe o outro, em Santa Catarina. Um terceiro caso, que pode ser suspeito, está sendo monitorado noRio Grande do Sul.
De acordo com a pasta, os pacientes “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial.
Um terceiro caso, que pode vir a ser classificado como suspeito, está sendo monitorado no Rio Grande do Sul, conforme o Ministério da Saúde.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 20 países fora da Àfrica registram casos, até o dia 26 de maio.
A organização frisou que as as ações imediatas devem se concentrar em fornecer informações precisas para as pessoas que podem correr mais risco de contrair a doença; impedir a disseminação entre os grupos em risco; e proteger os profissionais de saúde da linha de frente.
Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.
Leia também:
Fonte: Ministério da Saúde
Fotos: Divulgação