O Brasil encerrou a participação nas Paralimpíadas de Paris, nesse domingo (8), com sua melhor campanha na história da competição. Conforme objetivo estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a delegação brasileira bateu o recorde de medalhas em uma única edição dos Jogos, com 89, atingiu o maior número de ouros, 25, e garantiu o inédito top 5 no quadro de medalhas.
Após passar os primeiros dias entre os cinco melhores países das Paralimpíadas, o Brasil chegou a ocupar a oitava colocação do quarto de medalhas ao fim da última quinta-feira (5), a quatro dias do fim dos Jogos. Mas a partir de sexta-feira (6), veio a recuperação. Com quatro ouros conquistados, o Brasil chegou à sétima colocação e encostou na França e na Itália, essa que viria ser a grande adversária pela quinta colocação.
Após ficar no top 10 por quatro edições consecutivas, com o 9º lugar em Pequim 2008, 7º em Londres 2012, 8º no Rio 2016 e 7º em Tóquio 2020, o Brasil finalmente conseguiu se consolidar como uma potência paralímpica e termina os Jogos Paralímpicos de Paris com a quinta colocação.
Fonte: CPB
Foto: CPB