Esse é o relato de alguém que passava pelo local no momento em que as chamas tomaram conta da embarcação que tinha como destino o município de Santa Isabel do Rio Negro. O sinistro no barco recreio Comandante Souza III aconteceu nas proximidades da Comunidade Santa Maria, a 20 minutos de Manaus.
Em pânico, muitos passageiros se jogaram no rio após as chamas se alastrarem e o fornecimento de energia ter sido interrompido. Até a tarde de sábado 59 passageiros foram resgatados com vida e três pessoas tiveram a morte confirmada pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas.
Entre as vítimas fatais, a primeira registrada foi uma idosa de 72 anos, que morreu enquanto era transferida para uma unidade de saúde, as demais foram encontradas ao longo da operação de resgaste, como explica o tenente Laércio Cardoso.
Os corpos encontrados foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para a identificação pelos familiares. A estimativa do Corpo de Bombeiros no fim do sábado era de sete pessoas desaparecidas. O serviço de busca só foi interrompido no período da noite.
O Corpo de Bombeiros iniciará a investigação sobre a causa do incêndio após o encerramento das buscas por sobreviventes. A embarcação não tinha uma lista de passageiros, o que dificulta a precisão de pessoas desaparecidas.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), dentre os sobreviventes 25 pessoas foram encaminhadas e receberam atendimento nas unidades da rede pública. Até o sábado, 21 passageiros haviam recebido alta médica.
Leia mais:
Embarcação pega fogo no Rio Negro e deixa passageiros feridos e três mortos até o momento
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução